top of page

OBRAS

RENATA KANDELMAN

ARTISTA RENATA KANDELMAN

São Paulo (SP), 1978 I Vive e trabalha em São Paulo (SP), Brasil.


Formada em Artes Plásticas, Desenho Industrial/Programação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1999. Técnica em Design de Interiores pelo Centro Nobel de Artes, 2001. Tem formação Pedagógica em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo,  2001. Além de Projetos para Diversidade na Design Universal Design de interiores, 2003. Além disso, tem no seu extenso currículo a formação em Design Têxtil pela Escola Panamericana de Artes, 2011. 


O âmago do seu trabalho é gerar sensações ao espectador, utilizando as composições de cores e contrastes, mistura de materiais, texturas, pinceladas gestuais e deixando por muitas vezes a tinta seguir seu curso natural. Suas obras já passaram por Londrina, Santa Catarina e São Paulo. 

ENTREVISTA

Como você entrou para o mundo das Artes? 
Sempre gostei da estética dos ambientes. Minha primeira formação foi Desenho Industrial. Fiz muitos estudos de cores na faculdade e me encantei. Aproveitando o gancho e trabalhando com diversos materiais, resolvi me aprofundar na pintura. 


O que você entende como Artes Plásticas? 
Formas de expressão criadas pelo manuseio de diversos tipos de materiais. Possibilitando criar imagens e formas, reais ou imaginárias de acordo com a visão do artista. 


Como você define sua Arte? 
Abstrata, muitas vezes vindo de um sentimento, uma ideia, crenças ou emoções.


Quais são suas maiores referências no mundo das Artes? 
Para citar alguns nomes: Tomie Ohtake e Mark Rothko.


Quais são os principais temas utilizados em suas obras? E por quê? 
Atualmente meu trabalho consiste em fazer releituras da natureza, harmonia de cores e composições a partir das combinações cromáticas. 


Quais são as principais técnicas utilizadas em seu trabalho? E quais delas você mais gosta de utilizar?
Acrílica sobre tela, diluição e oxidação da tinta, mistura de materiais. O que mais gosto, é deixar a tinta seguir seu curso natural. 

O que você busca passar através de suas obras para o espectador? 
O objetivo do meu trabalho é gerar sensações ao espectador, deixando a sua própria criatividade fluir, utilizando as composições de cores, contrastes e mistura de materiais.

 

Quais as melhores e maiores experiências em sua carreira artística? 
Todas as experiências são válidas, gostei de todas. Realizar exposições pelo Brasil, estar em uma galeria de arte, fazer uma obra específica para um ambiente (o que é extremamente desafiador, pois trabalho com a expectativa e confiança do cliente). Considero todas as experiências importantes. 
Para citar algumas exposições: Conexões - 2022 - Galeria + Arte - Londrina. ; Arte e Mulher - 2022 - Art Lab Gallery - SP; Semana de Arte Moderna 1922 - 2022 - Art Lab Gallery - SP; Arte e Mulher - 2022 - Art Lab Gallery  - SP; Universos Paralelos - Galeria Cosmos  - 2022 - Santa Catarina; Up Contemporânea - 2022 - Art Lab Gallery - SP, dentre outras.


Em sua obra existe um cunho de protesto além do que se é obviamente visto? Se sim, qual? Se não, há algum tema que desperte a sua vontade de protestar?
Não. Embora os maus-tratos aos animais sejam uma causa que me atrai.


Você tem interesse em fazer uma exposição itinerante? Se sim, como você imagina essa exposição? Saberia dizer qual tema gostaria de abordar? 
Tenho interesse em qualquer forma de expor a arte, mas não tenho um tema específico. 


Aonde você almeja chegar como artista plástico? 
A minha realização pessoal já é muito válida, amo o que faço. E é muito gostoso ter o reconhecimento do meu trabalho, deixar um ambiente mais leve e colorido através da minha arte.

bottom of page